O mês que promove a saúde do homem também é uma oportunidade para que voltemos o olhar para os nossos pets. Mais comum em cachorros do que gatos, as alterações prostáticas podem causar desconforto ao urinar, defecar e provocar urina com sangue. Esses são os principais sintomas de doenças como cistos, abcessos, aumento da próstata, inflamação no órgão e até mesmo o câncer.
Segundo a médica veterinária da Clínica Espaço Animal, Rafaela Soppelsa, ao notar qualquer um desses sinais, é importante procurar atendimento especializado. “É necessário fazer um exame clínico que envolve o toque retal, por exemplo. Neste toque, já pode-se notar se há aumento da próstata e/ou observar se o cão sentirá algum desconforto. Em caso positivo, a orientação pode ser encaminhar para um exame de imagem, raio X ou ultrassom, que confirmará qual é o problema”, explica.

A boa notícia é que, de acordo com Rafaela, com exceção do câncer, todas as doenças são benignas e o tratamento mais indicado é a castração. “Essas alterações benignas são influenciadas por hormônios. Quando o animal é castrado a chance de tê-las é muito pequena.”, destaca a médica veterinária. No entanto, sem a castração a incidência dessas enfermidades ocorrerem é de quase 100% em cachorros com mais de 9 anos.
Embora os sintomas sejam os mesmos das alterações benignas, no caso do câncer não há interferência hormonal e o tratamento é bastante complexo já que a intervenção cirúrgica é muito invasiva. “Pouquíssimos cirurgiões fazem e a probabilidade de haver sucesso é muito baixa. Além disso, é preciso entrar com diversos outros tratamentos e, mesmo assim, os pacientes geralmente ficam com incontinência urinária. Outro fator é que a chance de haver metástase é grande”, esclarece Rafaela.
Atendimento
A Clínica Espaço Animal conta com profissionais qualificados para garantir a saúde do seu cão. No caso das doenças prostáticas, há possibilidade inclusive da realização de exames de imagem. Faça contato por meio dos telefones (51) 3473-5650 ou (51) 997442355 (WhatsApp).