Como passear com cachorro pode se tornar uma grande dúvida na cabeça daqueles que possuem pets em casa. Sem saber devidamente as razões da necessidade dos animais em sair de casa e com problemas para controlá-los na rua, proprietários de todos os lugares buscam, sempre, por novos artefatos e técnicas para tornar o passeio com seus cãezinhos mais agradável.
Nas grandes capitais do País, onde donos vivem em apartamentos com uma área restrita, a questão de como passear com cachorro fica ainda mais óbvia, e diversas empresas já tiram proveito disso, oferecendo serviços de dog walker para que as pessoas sem tempo possam garantir o lazer e a saúde de seus animaizinhos.
(Foto: Reprodução/Como Adestrar seu Cão)
A socialização do cão com outros animais, ambientes e pessoas é um dos pontos que torna os passeios de pets completamente necessários e benéficos e faz bem ao animal tanto pelo fator social como pela sua saúde, já que o exercício praticado nessas caminhadas torna o seu amiguinho ainda mais resistente e saudável.
A disciplina do animal também pode ser ajudada com pequenos passeios, já que o proprietário pode treinar suas habilidades de liderança perante o cão em atividades desse tipo. Coleiras e guias simples são os acessórios necessários para que seu animal seja adestrado em passeios e o restante depende, apenas, da boa vontade do dono, que deve ter paciência e atenção para ensinar o pet.
Na maioria dos casos, os cães não treinados acabam guiando seus donos durante os passeios, indicando o caminho que mais os atrai durante a caminhada. Para garantir que você seja o líder de seu pet, técnicas variadas podem trazer resultados, incluindo aumentar a periodicidade de passeios do animal, já que, ele se torna menos ansioso se conta com passeios regulares. Confira algumas dicas de como proceder com cachorros que puxam a coleira no passeio.
Interromper o passeio do cachorro por um curto período de tempo ou mudar de direção quando o cão puxa a guia podem ser boas opções para ensiná-lo. Mostrando ao pet que você é quem comanda o passeio – segurando firmemente a coleira próxima a seu corpo até que ele pare de insistir em forçá-la – o animal começa a assimilar o comando que está recebendo, comportando-se cada vez melhor conforme os passeios forem realizados.
Dar recompensas ao animal por bom comportamento também é eficaz, e para aumentar sua obediência durante essas atividades é importante que isso seja feito, mostrando ao cão – por meio de repetições – que puxadas na guia são sinônimo de passeio interrompido, enquanto o bom comportamento traz carinhos e presentes.
Fonte: Redação CachorroGato.