Por que gatos ronronam?

Assim como miar, grunhir e gritar, ronronar é mais uma maneira de os gatos vocalizarem o que sentem ou querem. Embora na maioria das vezes se trate de um sinal positivo, também pode indicar alguma dor ou necessidade, como fome. É um mecanismo natural que ocorre desde o nascimento, quando os filhotinhos o utilizam para se comunicar com a mãe.

Como ocorre?

O ronronar é um barulho semelhante ao ronco, mas, em geral, com menor intensidade. Ocorre quando, na respiração do felino, o ar passa pela laringe próximo às cordas vocais, o que emite o som.

O que significa o ronronar de gatos?

Normalmente expressa que o animal está se sentindo seguro, confortável e feliz. É comum vê-lo ronronando ao receber carinho enquanto dorme ou tira um cochilo. Também é bastante frequente quando estão afofando algum espaço, o popular “amassando o pãozinho” – em situações de relaxamento.

Por outro lado, gatos ronronando podem indicar alguma dor ou estresse. Nesse caso, o som emitido funciona como um calmante para eles. Para identificar o real sentido da expressão, cabe ao tutor observar outros aspectos, como a linguagem corporal.

Também pode significar alguma solicitação, como por comida, água ou até mesmo um carinho para os bichanos mais carentes de atenção. Neste caso, o barulho costuma ser mais intenso, parecido com um miado.

Bom para a saúde… dos humanos

Além de agir como um alívio para a tensão ou dor nos gatos, o ronrom também faz bem para a saúde dos humanos. Em 2009, um artigo publicado pelo Journal of Vascular and Interventional Neurology demonstrou uma redução considerável no risco de doenças cardiovasculares em donos de felinos.

Como fazer um gato ronronar?

Em primeiro lugar, é importante o tutor entender que não são todos os gatos que vão emitir esse som. Cada um tem uma personalidade diferente, podendo ser mais carinhoso ou menos sociável, então não se preocupe caso ronronar não seja uma prática recorrente do seu pet. O dever do dono é garantir que esta característica seja pelo perfil do gato e não por alguma situação de estresse constante dentro de casa.

Dito isso, procure entender os locais mais sensíveis a carinho. Em geral, eles gostam de serem acariciados em regiões que não alcançam, como atrás das orelhas, pescoço, em cima da cabeça etc. Um afago leve e gostoso em um momento de tranquilidade costuma ser a receita certa para o ronronar dos gatinhos.