Adotar ou comprar um pet é uma responsabilidade e tanto. Cães e gatos precisam e merecem diversos cuidados que garantem a sua saúde e bem-estar. Conversamos com os Médicos Veterinários, Hermes Raupp e Márcia Rambo que indicam abaixo quais os questionamentos você deve se fazer antes de ter um mascote. Confira!
Antes de ter um cão, pergunte-se:
- Para qual finalidade você quer esse pet? Guarda, companhia…?
- Você tem espaço para abrigar o cachorro? Será criado em casa ou em apartamento?
- Se for um animal de pelo longo, é necessário escová-lo ao menos duas vezes na semana e dar banho frequentemente. Você está disposto a isso?
- Você vai ter tempo para dedicar a esse bichinho, principalmente para ensinar as regras de boa convivência?
- Se optar por animais de grande porte, diante de qualquer problema de saúde, qualquer procedimento tem um custo maior. Você está disposto a custear tratamentos mais caros?
Antes de ter um gato, reflita:
- A primeira coisa a se perguntar, é porque quero adotar um gato?
- Depois, analisar se tens tempo para cuidar de um bichinho.
- Importante pensar nos custos que terás com o gatinho, pensar a curto, médio e longo prazo.
Algumas pessoas acham que ter um gato é mais fácil e demanda menos tempo do que ter
um cão. Porém, apesar de ser mais independente em relação ao cachorro, o gato também
precisa de atenção do tutor. - Antes de qualquer coisa, ao adotar ou adquirir um gato ele deve ser testado para FIV e FELV, que são doenças exclusivas deles e que, infelizmente, são fatais.
- Lembrar que terá custo com primovacinação e vacinação anual até o fim da vida do bichano, além de vermifugações, prevenção de pulgas, ração de boa qualidade e adequada para cada fase da vida.
- Pensar também em castração, no período do cio, eles são bastante barulhentos.
- Se morar em apartamento, as janelas e sacadas devem ser teladas. Se for em casa, o ideal, também seria um lar telado, para que o gato não tenha acesso à rua e que gatos errantes não invadam o espaço.
- É necessário manter a caixa de areia limpa, se tiver mais de um gatinho é preciso mais de uma caixa de areia, assim como os potes de água e ração. Alguns gatos gostam de água corrente, como fontes de água, ou direto de uma torneira.
- Tirar um tempo diário para brincar com o bichano, eles são muito brincalhões e cheios de energia, principalmente à noite.
- Quando for um gato de pelagem longa é necessário escovação e, eventualmente, tosas com profissionais especializados.
Publicado por Emilin Grings Silva em 8/7/2023.