Cães com muitos pelos nos ouvidos e que brincam muito com água são mais propensos a desenvolver otites. Médica veterinária explica como prevenir e identificar o problema
De acordo com a médica veterinária e proprietária do Pet Center – Centro Médico Animal, Cláudia de Melo, a otite é mais comum em cães não só pela anatomia do conduto auditivo, que é geralmente mais longo e tortuoso, mas devido ao modo de vida também. “Cães gostam de brincar com água e de nadar, já gatos não”, exemplifica. Segundo ela, o problema é corriqueiro em cães que tomam banho em casa sem os devidos cuidados, que têm muitos pelos nos ouvidos, contribuindo para o abafamento dos condutos auditivos e a pouca ventilação, e animais que nadam muito ou têm baixa de imunidade.A otite é uma das doenças inflamatórias mais comuns nos cachorros, principalmente naqueles que possuem orelhas pendulares, peludas e/ou caídas, que são mais propensas à umidade e contribuem para o surgimento de bactérias e fungos. O problema gera dor e desconforto ao animal e, caso se agrave, pode levar até a surdez.
As raças mais predispostas à inflamação são o Cocker, que tem orelhas compridas e bem caídas, o Pastor Alemão, cujos condutos auditivos são muito longos, o Poodle e os Terriers, pela quantidade excessiva de pelos no ouvido, Sharpei, em função dos condutos muito tortuosos, Bulldog Francês, entre outros.
Quanto aos sintomas, Cláudia alerta que é preciso que os donos fiquem atentos a pequenos sinais. “O cão sente muita dor nos ouvidos, balança a cabeça excessivamente, coça os ouvidos e esfrega a orelha nos lugares. Pode haver ainda um odor forte na região auditiva”, explica. Como consequência da dor, o animal tem falta de apetite, prostração, perda de peso e queda da qualidade de vida. Se não tratada por completo e com rapidez, a inflamação pode atingir estruturas mais internas podendo levar até mesmo à surdez.
Prevenção e tratamento. Para prevenir a doença, de acordo com a especialista, é recomendável fazer a limpeza nos ouvidos do cão semanalmente com produtos veterinários específicos, evitar brincadeiras e atividades com ele na água e sempre levá-lo para tomar banho em pet shop de confiança, onde serão feitos todos os procedimentos de cuidado com os ouvidos e a pele. Em caso de banhos dados em casa, deve-se proteger os ouvidos dele com algodão impermeável e, após secá-lo completamente lembrar-se de sempre fazer a limpeza dos ouvido com produtos específicos.
O tratamento nunca deve ser feito em casa, sem passar pela avaliação de um médico veterinário, que irá identificar o agente causador da otite. Após o diagnóstico preciso, para indicar o melhor tratamento, o médico deverá considerar histórico do animal, recorrência, entre outros aspectos. Além de medicamentos, durante o período do tratamento, é necessário limpar o ouvido do animal com produto específico até duas vezes por dia. Em geral, a otite demora de 3 a 6 semanas para ser tratada por completo.
Fonte: Site Cães e Gatos