Orientação Pediátrica : Cão e Gato

Ao adquirir um filhote não é recomendável vaciná-lo ou mudar sua alimentação antes de uma semana no novo lar, pois o afastamento deste da mãe e dos irmãos e a mudanças de ambiente já são suficientes para estressá-lo nestes primeiros dias.

ALIMENTAÇÃO
O ideal é acostumá-lo com ração para filhotes que já vem balanceada de acordo com as necessidades nutricionais dos mesmos. Uma comida caseira jamais chegará aos pés de uma ração que já vem balanceada. Devemos evitar doces, temperos, frituras, gorduras,ossos de aves e polenta.

VACINAÇÃO
Deverá ser iniciada à partir dos 45-60 dias, dependendo da vacina a ser utilizada e das condições de saúde do filhote, pois caso contrário é preferível adiar um pouco a vacinação. Filhotes com algum problema de saúde como vômito, diarréia, falta de apetite e problemas dermatológicos não devem ser vacinados.

HIGIENE
Banhos devem ser evitados até os 3 meses de idade, porém em caso de extrema necessidade poderá ser dado banho com água morna, utilizando shampoo próprio para cães e gatos. O processo de secagem deverá ser efetuado com toalha e completado com secador, tomando-se o cuidado de não deixar o filhote entrar em contato com corrente de ar durante e após o banho.
Os cães e gatos de pelo longo devem ser escovados pelo menos 2 vezes por semana, para mantê-los limpos e macios.

EVERMINAÇÃO
Existem vários produtos que podem ser utilizados, porém o critério de seleção de uso só deve ser feito pelo médico veterinário. De maneira geral, os filhotes deverão ser everminados de 3 em 3 meses. Procure observar nas fezes a presença de parasitas, bem como a cor e consistência das mesmas, pois já que o bichinho não fala, é baseado nas informações do proprietário que o clínico se baseia para chegar a um diagnóstico.

EDUCAÇÃO
Seu companheiro deve ser recompensado com afagos e palavras carinhosas, mas também reprimido, quando necessário. No caso de cães de guarda, deve-se procurar a orientação de um adestrador por volta dos 4 meses de idade.
Evite dar petiscos para seu companheiro, pois além de estimulá-lo a comer somente a ração, você estará prevenindo possíveis iscas com veneno que o bichinho venha a ter acesso.