A raça e o perfil devem ser considerados quando o assunto for higiene. Existe a rotina de hábitos estipulados por seus donos, assim como a pelagem do animal, que pode ser mais curta, mais densa ou comprida. Fatores a serem considerados ao verificar o tempo entre banhos recomendável.
Ainda assim, de modo geral, quinze dias de espaçamento para a higiene é o mais indicado. Em alguns casos, dependendo das características, esse período pode variar, pode seguir a orientação e ainda assim ter alguns reforços na higiene intermediária no tempo entre banhos.
A complementação, quando necessária antes do período de espaçamento para a higiene, pode ser com talcos específicos, escovação e até uma solução com água, álcool e vinagre branco em partes iguais , que pode ser passada com o auxílio de um pano umedecido.
Receita de um bom banho
Antes de submeter o cachorro ao banho, uma escovação é recomendada para que os pelos soltos saiam, ajudando na eficácia posterior, principalmente quando o tempo entre duchas for superior ao recomendado. Escovado o pelo, é hora do banho! Mas para a temperatura da água, a regra é o bom senso! Não tão quente, tampouco fria, o correto é uma temperatura “morna”. Cuidado especial deve ser observado em dias frios ou quentes demais.
Ao utilizar produtos em seu cão, eles nunca devem ser os mesmos utilizados em humanos. Para o momento do banho o correto é a utilização de produtos específicos para cães, como sabão veterinário.
Alguns cuidados especiais se referem às orelhas, que devem ser levemente tampadas com algodão, bem como a secagem, que deve ser bem feita. A utilização de um secador é válida, porém se ele ficar muito “arredio”, seque-o o máximo possível com uma toalha e deixe-o ao sol por um tempo.
Observações importantes
Pode acontecer, que mesmo antes de terminar o tempo entre banhos indicado, seu cão tenha aprontado e ido para a “lama”, ficando totalmente “irreconhecível”, resista a vontade de utilizar uma mangueira externa para o banho, pois a água é gelada, podendo fazer mal para a saúde do cão, bem como colaborando para a ineficácia da limpeza que é melhor com água morna.
Fonte: Site Cachorro Gato