Cuidado com as pulgas deve ser redobrado no verão

Existe uma série de cuidados que estações como inverno e verão demandam. Recentemente falamos sobre a sensação de calor, desta vez, vamos abordar as pulgas, que se proliferam mais nos dias quentes. Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, conversamos com o Médico Veterinário Hermes Raupp, que também é proprietário da Clínica Veterinária Espaço Animal.

O especialista explica que as temperaturas altas aceleram o seu ciclo, que pode chegar a 21 dias, enquanto um ciclo mais lento, em épocas frias, às vezes chega a 150 dias. Por isso, é altamente recomendável o uso de ectoparasiticidas, os populares antipulgas, mesmo se o gato ou cachorro não está se coçando ou apresentando pulgas na pelagem.

Ele afirma que as pulgas podem aparecer inclusive em pets que não têm contato com o mundo externo – ficando apenas dentro de casa. Conforme Raupp, na fase da pupa, entre a fase da larva e da pulga, elas conseguem se disseminar com facilidade e são muito resistentes. Quando estão em condições de temperatura e umidade adequadas, eclodem.

Os antipulgas entram em ação na hora de combater esses parasitas. Mas atenção com a aplicação: “Já existe muita resistência aos medicamentos das ampolas, sendo, atualmente, os comprimidos e uma ou outra coleira antipulga os mais indicados”, elucida o Veterinário.

Além dos remédios, Hermes Raupp também recomenda a dedetização do ambiente já quando são detectadas as pulgas no pelo. “Sempre que observamos pulgas nos animais, o ambiente já está contaminado, pois só 30% das pulgas do ambiente sobem no animal”, esclarece.

Dentre os problemas que podem ser causados pela presença de pulgas estão: rickettsia, bactérias e vírus, além de anemia e fraqueza.

Relação com os vermes merece atenção

As pulgas acabam transmitindo o verme Dipylidium caninum, que o animal adquire no ato de se mordiscar e ingerir acidentalmente a pulga, e a Dirofilária immitis, verme do coração”, explica. Para notar a presença de vermes no animal, é necessário realizar exames de fezes ou fazer observação das fezes frescas.