Convivência com pets promove diversos estímulos às crianças

Neste Dia da Criança, ouvimos Loide Pereira Trois, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre os benefícios da convivência com animais de estimação para o desenvolvimento infantil.

Segundo ela, a convivência com pets auxilia as crianças a potencializar a formação de valores importantes para toda a vida. “Ajuda a exercer a o cuidado com o outro, com a vida, com ritmos diversos, com necessidades distintas. Ou seja, promove a reciprocidade, desenvolve a sensibilidade de entender o que os animais nos ‘dizem’ sem o uso da linguagem oral”, explica Loide.

Outro aspecto fundamental é o estímulo à responsabilidade. “Esse estímulo vai se desenvolvendo gradativamente em cada nova atividade que envolve os animais de estimação. Pode iniciar com os cuidados da alimentação, depois com higiene, etc… pois as crianças precisam de tempo para se apropriarem dos conceitos”, destaca a especialista.

Dica para as famílias

Conforme Loide, os pais e mães não devem cobrar que os/as filhos assumam todo o cuidado com o bichinho de uma vez. “As crianças precisam fazer, entender, refazer, compreender… por isso que o mais adequado é colocar as tarefas relacionadas aos animais de estimação aos poucos”, indica ela.