Clínica e Cirurgia

Consultórios

Possuímos 3 consultórios para atendimentos simultâneos.  Na grande maioria dos horários, contamos com 2 médicos veterinários para atendimento e cuidado de internos, além de estagiários treinados para auxílio e cuidados.

Nossos consultórios são equipados com climatização, mesas com balanças, estetoscópio, otoscópio, glicosímetro, dentre outros materiais necessários para uma avaliação completa de cada paciente.

Cirurgia

Possuímos uma área específica para procedimentos cirúrgicos agendados e emergenciais, contando com climatização para controle de temperatura do paciente, bomba de infusão para controle de fluidoterapia, monitor multiparamétrico para avaliação dos parâmetros como oximetria, frequência cardíaca e respiratória e temperatura do paciente.  Doppler vascular portátil para controle de pressão arterial média, além de todas as medicações necessárias para medidas emergenciais.

Contamos com especialistas para os procedimentos cirúrgicos, sendo todos altamente capacitados com especialização e/ou mestrado na área cirúrgica. Realizamos os procedimentos cirúrgicos com exames complementares prévios, priorizando a saúde, cuidados anestésicos e cirúrgicos de cada paciente, exceto procedimentos cirúrgicos emergenciais, que necessitam abordagem imediata.

Área de imaginologia (Ultrassom e Raio-X)

Dispomos de uma área específica para exames complementares de imagem. Nossa radiografia é digital e os exames são realizados com ou sem sedação, dependendo do caso. Através do raio-x podemos detectar anormalidades ósseas, tumorações, presença de objetos que o animal possa ter ingerido, bem como alterações cardíacas e pulmonares.

Para a realização de exames de ultrassonografia, possuímos profissionais terceirizados, com equipamentos de última geração. Esse tipo de exame avalia a arquitetura dos órgãos internos e confronta, através dos exames hematológicos, a funcionalidade e o aspecto de cada órgão. Laudo e imagem ficam anexados junto ao cadastro do paciente interno e são gravados e disponibilizados ao tutor quando a requisição é externa.

Eleição de doadores de sangue

Em função da dificuldade de se conseguir sangue para transfusão e nem sempre saber a origem e qualidade desse sangue, nós da veterinária Espaço Animal, resolvemos ter nossos próprios doadores caninos, priorizando o controle rígido de qualidade.

Doadores Caninos

O doador canino deve cumprir certos requisitos:

  • Pesar mais de 25kg;
  • Idade entre 2 e 8 anos;
  • Temperamento tranquilo;
  • Hematócrito maior que 40%;
  • Vacinado regularmente com vacinas éticas;
  • Clinicamente sadio;
  • Controle de endoparasitas (vermífugo) e ectoparasitas (antipulgas e carrapatos) em dia
  • Alimentação de extrema qualidade

Doadores Felinos

Já no caso dos doadores felinos ainda existem restrições, pois normalmente não possuem o peso adequado, não são testados para FIV/FELV e necessitam de sedação para a coleta de sangue, criando resistência com relação aos tutores.  

O doador felino deve ter as seguintes características:

  • Pesar entre 5 e 7kg;
  • Idade entre 2 e 8 anos;
  • Ser castrado e com temperamento tranquilo;
  • Hematócrito maior que 35%
  • Vacinado regularmente com vacinas éticas e ser negativo para fiv/felv