Chow-chow

O Chow Chow de pelo longo, mais que um cão teimoso e independente, parece a cruza entre um leão cabeludo e um suave e peludo ursinho de pelúcia. Também por sua aparência, essa bola de pelo se destaca por sua segurança e dignidade, qualidades que ajudam a ressaltar ainda mais seu porte leonino e seus modos aristocráticos.

chow chow - meuamigocao

Origem
O Chow Chow de pelo longo é conhecido na China há, pelo menos, 2000 anos, mas só começou a se popularizar fora do país a partir de 1800. Na China era utilizado como cão de guarda, pastor, de companhia, de caça e, infelizmente para eles, como comida (prática que foi proibida em 1915).

Comportamento
É um cão muito tranquilo, distante e independente, mas pode ser muito leal e apegado ao seu dono. Apenas manifesta afeto se o sentir profundamente. É um cão que desconfia de estranhos, valente e estoico a dor. O aspecto de bonzinho não tem nada a ver com seu caráter, ele pensa antes de obedecer e não perdoa que o dono seja bruto com ele.

Aspecto
O Chow Chow de pelo longo é um cão robusto, bem proporcionado e de costas curtas. É único pela cor negra azulada de sua língua. Tem as orelhas pequenas, o nariz largo e a cauda alta e curvada sobre as costas. Existem exemplares de pelo curto e de pelo longo.

Cuidados específicos
É importante educar o Chow Chow o quanto antes, com suavidade, paciência e compreensão, mas sempre com firmeza.

Também é preciso desembaraçar seu pelo todos os dias com um pente de metal e dar banho a cada seis meses. Pode viver dentro de casa e dormir tanto no chão da cozinha quanto no banheiro. Precisa fazer exercícios regulares.

Devido a sua pelagem espessa, não é um cão adequado para viver em climas quentes demais.

Saúde
É recomendado passear com ele sem arnês, já que pode provocar problemas em seus ombros.

Fonte: Site Cachorro Gato