Reza a lenda que eles são inimigos desde que o mundo é mundo. Podem conviver, mas a relação não será tranquila. Na casa da Luciana Stein e do Vanderli Ramires, tutores do D’Artagnan (gato) e dos shih-tzus Penélope e Anakin, a situação é outra. Os três se dão tão bem que até dormem juntos.
D’Artagnan, Luciana e Vanderli foram personagens da editoria Meu pet e eu em nosso Instagram no mês de fevereiro.
Segundo Luciana, o felino e os cães também brincam. Além disso, quando D’Artagnan teve um problema de saúde, os “irmãos” ficaram um tanto preocupados. “Penélope e Anakim não saiam da volta do gato. Chegaram até a chorar”, conta a tutora.
Tudo isso, de acordo com ela, só foi possível graças às dicas da Médica Veterinária Rafaela Soppelsa, Clínica Veterinária Espaço Animal. “Adotamos o D’Artagnan e antes de levá-lo para casa, consultamos na clínica. Quem nos atendeu foi a Rafaela. Ela nos orientou tão bem sobre o que fazer em função dos cães que, em apenas três horas, eles já estavam dormindo juntos”, afirma Luciana.

Embora haja muitas formas de harmonizar as relações entre cães e gatos, há as que não acontecem tão rapidamente como a que ocorreu com a família Stein Ramires. No entanto, conforme a Veterinária Rafaela, há maneiras de fomentar um convívio tranquilo. Para isso, os tutores precisam ter calma e paciência.
Confira as dicas abaixo:
- Não forçar uma adaptação rápida, dar tempo para eles se conhecerem e quererem se entrosar sozinhos;
- Colocar o animal novo da casa em um ambiente separado para primeiro ele se adaptar com a casa e se sentir seguro, pra depois ir conhecer os outros bichos;
- Deixar todos os pertences do animal novo no mesmo ambiente e aos poucos ir adaptando ele nos locais em que o bicho realmente quer;
- Para os gatos, propiciar que acessem locais altos para se refugiarem caso se sintam ameaçados ou com medo. Já para os cães, oferecer locais fechados caso se sinta da mesma maneira;
- Promover que o ambiente esteja o mais tranquilo possível;
- Ter calma e paciência. A adaptação, na maioria das vezes, não é imediata. Tudo depende do temperamento dos animais da casa. Bichos castrados tendem a ter uma adaptação mais tranquila sem querer dominar território.
Em caso de dúvidas, procure ajuda de um veterinário. As consultas na Clínica Espaço Animal podem ser agendadas por meio dos telefones (51) 3473 5650 ou pelo WhatsApp (51) 99744 2355.