Telefones: (51) 3473-5650, 3104-6355

Já vacinou o seu pet?

A vacinação é de extrema importância para a saúde de cães e gatos, aumentando a expectativa e a qualidade de vida deles. Algumas das doenças infectocontagiosas mais fatais, por exemplo, conseguem ser evitadas seguindo corretamente o protocolo de vacinação junto ao médico veterinário, evitando assim colocar em risco a vida do teu peludinho.

Antes de vacinar é fundamental seguir alguns passos: o bichinho deve estar na nova morada há, pelo menos, sete dias; deve ter recebido vermífugo; deve estar em dia com o controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e deve estar se apresentando saudável.

Protocolo para cães:

Cães filhotes iniciam a vacinação com 45 dias de idade. Serão três doses da vacina polivalente (V8) com intervalos de 21 dias entre cada uma. Junto, podem já receber a vacinação contra Giárdia e Gripe (duas doses, também com 21 dias de intervalo) e, por último, a vacina contra Raiva (dose única). Após este início, devem fazer o reforço anual.

Cães adultos que nunca foram vacinados ou que estão em atraso, podem utilizar o mesmo protocolo, com a diferença que a polivalente serão apenas duas doses.

Protocolo para gatos:

Gatos filhotes iniciam o protocolo de vacinação com 60 dias. Aqui, realizamos a aplicação inicial de duas doses da vacina quíntupla (oferece também proteção contra FelV), com intervalo de 30 dias entre doses. Aos quatro meses, o filhote retorna para receber a vacina contra Raiva (dose única). Aos seis meses de idade é recomendado realizar o teste rápido para detecção dos vírus FIV/FelV e assim adaptar o protocolo para as vacinações anuais. Vale lembrar que o teste FIV/FelV pode ser solicitado pelo tutor independentemente da idade do felino.

Gatos adultos que nunca foram vacinados ou que estão em atraso, podem utilizar o mesmo protocolo, após teste de FIV/ FelV, preferencialmente.

Vale lembrar que animais que não tenham vacinação, principalmente filhotes, não devem frequentar parques, ter acesso a rua e ir a pet shops, a fim de evitar o risco de contágio de doenças por outros animais de procedência desconhecida.

Importante também sempre optar pela vacinação importada, que oferece melhor proteção, e é realizada apenas por médico veterinário.

Responder

Posts Recentes

Categorias

Av. Dom Pedro, 678 - Esteio/RS
Fones:
(51) 3473-5650, 3104-6355
Plantão 24 Horas
Email: contato@espacoanimalvet.com
Aceitamos cartões Visa, MasterCard, Banricompras e Hipercard.