Telefones: (51) 3473-5650, 3104-6355

Inverno – Cuidados com os gatos no inverno

Gatos precisam de algum cuidado especial no inverno?

90769_subitem_full

frio está chegando e é sempre muito importante termos cuidados especiais com a saúde de nossos peludos. Durante as noites alguns gatinhos acabam dando suas espreitadelas fora de casa e é preciso pensar em proteger seu gato do frio a fim de evitar que ele fique doente. A cada ano que passa temos dias mais frios no inverno e apesar de nossos felinos terem seus corpos recobertos de pelos, eles também sofrem com a mudança de temperatura.

Portanto sim, é importante que você proteja as patinhas do gato no inverno. Muita gente acredita que por serem peludinhos, os felinos não necessitam de nenhum cuidado especial em dias de temperaturas baixas, no entanto eles precisam de algumas atenções especiais de você.

Cuidados com os gatos no inverno

Proprietários inexperientes de gatos muitas vezes tem uma impressão equivocada sobre seus gatos. Parecem ter grande dificuldade em acreditar que por baixo de tanto pelo eles sejam capazes de passar frio. Mas acredite que apesar de seu estilo de vida independente, eles apreciam muito cuidados especiais em dias frios.

Devemos ficar atentos com gatinhos que dormem ao relento. Traga seu bichinho para dentro de casa em dias frios, dando a ele acomodações cobertas e protegidas do vento e da umidade. Gatos que ficam quentinhos e aconchegados em suas caminhas e cobertores estão menos sujeitos a desenvolver um resfriado e em épocas mais frias o tratamento é sempre menos eficiente. Tosse, inflamações de ouvido, secreções de nariz e olhos podem ser precurssores de problemas mais severos na saúde dos gatinhos.

Nos dias mais frios do ano, considere colocar uma bolsa de água quente, ou até mesmo uma garrafa pet com uma água morninha para aquecê-lo junto à sua caminha.

Cuidados com os gatos no inverno – As almofadinhas dos gatos ficam rachadas

Cuidados com os gatos no inverno

As almofadinhas das patas dos gatos, carnudas e macias, são muito delicados. Seu gato continuará lambendo suas patinhas e dependerá de você e mantê-las hidratadas pois em dias muito frios isso não ocorrerá naturalmente. Da mesma forma que nossos lábios ficam rachados devido ao frio intendo, por se tratar de uma região que fica úmida regularmente, com os gatos no inverno, o frio intenso fará com que suas almofadinhas fiquem facilmente rachadas, muitas vezes criando ainda feridas que provocam uma sensação irritante e causa dor ao gatinho.

A melhor opção para protegê-lo é utilizando um hidratante de uso veterinário, útil para manter uma forte hidratação nesta área parte do corpo. Converse com seu veterinário, para que ele lhe aconselhe qual a melhor opção para seu gato, em seguida a parte mais difícil será fazer com que ele aceite que você passe o creme em suas patinhas.

Sabemos que os gatos não gostam dessas coisas, e eles tendem a lamber todo tipo de produto extraterrestre que é aplicado sobre seu corpo. Uma dica para que você consiga fazer que o creme consiga penetrar profundamente e seu gatinho fique protegido contra o frio e a geada, um bom momento é aplicar o creme minutos antes de alimentar o gato. Desta forma ele estará focado na refeição e não no creme irritante. Fique junto ao gato e proponha algum entretenimento após a refeição, dando o tempo necessário para que o creme seja absorvido.

Cuidados com os gatos no inverno – Se seu gatinho é um andarilho, seque-o quando chegar em casa

Cuidados com os gatos no inverno

Outra dica para proteger as patinhas de seu do gato no inverno é sempre limpar suas patas quando ele chegar de um passeio, principalmente se estiver chuvoso ou em dias de geada. Se seu gato for acostumado a passear na rua, sempre dê uma secada na pelagem em dias de inverno. Eu particularmente não acho legal gatos passearem na rua sem coleira, mas se seu gato tem este tipo de liberdade, considere secá-lo com um secador, sempre que ele chegar em casa. Em dias muito frios o sereno úmido fará com que seu gato demore muito para se aquecer e isso poderá diminuir sua imunidade.

 

Fonte: Blog do Gato

Responder

Posts Recentes

Categorias

Av. Dom Pedro, 678 - Esteio/RS
Fones:
(51) 3473-5650, 3104-6355
Plantão 24 Horas
Email: contato@espacoanimalvet.com
Aceitamos cartões Visa, MasterCard, Banricompras e Hipercard.